terça-feira, 30 de outubro de 2018

Encontro com Cláudio Oliveira



A comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares continua. Num tom descontraído e cativante, António Cláudio Semblano de Oliveira esteve à conversa com as turmas do 2.º B e do 1.º D/E. O autor, tendo editado recentemente: Boa(s) memória(s): uma espécie de biografia, prefaciado por Marcelo Rebelo de Sousa, Justino Lopes e Serafim Rodrigues deixou algumas reflexões sobre empreendedorismo, leitura, escrita, incentivando os alunos a lerem muito e a escreverem, essencialmente, com o coração, dizendo tudo o que lhes vai na alma.
Vale a pena experimentar, não acham?


segunda-feira, 29 de outubro de 2018

MIBE- À conversa com o autor… António Salazar Semblano Galhardo




Mês Internacional das Bibliotecas Escolares À conversa com o autor… António Salazar Semblano Galhardo






As comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares culminaram com a celebração do Dia Nacional das Bibliotecas Escolares, a 22 de outubro de 2018. O programa teve início com uma bela apresentação do Trio de Clarinetes do Curso Profissional Instrumentista de Sopro e Percussão a que se seguiu o resultado do desafio (em vários idiomas), que foi lançado aos alunos e ex-alunos da escola “Eu  biblioteca escolar porque…” Foi variado o leque de respostas com que os alunos nos brindaram, revelando bem o que a Biblioteca Escolar representa para eles. Desta participação resultou um cartaz coletivo que dá as boas-vindas a quem entra na Biblioteca. Foram particularmente tocantes os testemunhos partilhados por aqueles que, não sendo já alunos da escola, levaram desta biblioteca, memórias felizes.
Por último, estivemos à conversa com o autor, natural de Nespereira, António Salazar Semblano Galhardo que publicou, entre outros livros, Singularidades da língua portuguesa. António Salazar alertou para os erros, que muito frequentemente se cometem, sobretudo no Português escrito. A este propósito sublinhou que devemos ler e reler o que escrevemos, de preferência em voz alta, para mais facilmente detetarmos as falhas.
A semana continuará a enaltecer o papel que a Biblioteca Escolar desempenha no percurso escolar dos nossos alunos. E já agora,  a tua Biblioteca? Vem demonstrá-lo participando! Esperamos por ti!

quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Mês Internacional da Biblioteca Escolar



20 anos do Nobel a José Saramago


No dia 8 de outubro de 1998, José Saramago tornou-se o primeiro prémio Nobel da Literatura em língua portuguesa. Passados 20 anos do anúncio da atribuição deste prémio, 8 de outubro de 2018, a nossa escola recordou esse momento histórico para a literatura lusófona.

quarta-feira, 10 de outubro de 2018

José Saramago

Prémio Nobel da Literatura: 20 Anos

Desafios de Leitura e Escrita


Desafios Escrita


Desafios de Leitura


Última aquisição da Biblioteca

Livro recomendado para apoio a projetos relacionados com Temas Científicos no 3º ciclo de escolaridade e para Leitura Autónoma no Ensino Secundário.
Autobiografia de um dos mais brilhantes cientistas do nosso tempo, que mostra um Hawking apenas entrevisto nos seus livros anteriores: o estudante curioso a quem os colegas alcunharam Einstein, o gracejador que apostou uma assinatura da Playboy sobre a existência de buracos negros e o jovem marido e pai lutando para conquistar um lugar no difícil mundo académico, sem esquecer o diagnóstico, aos 21 anos, da doença que o confinaria a uma cadeira de rod
as. Um relato corajoso e sensível, uma mensagem de esperança e uma lição de vida.

Última aquisição da Biblioteca

Original, poderoso e soberbo, Jack é inesquecível: a coragem e o imenso amor numa história perturbante contada pela voz da inocência.
Para Jack, de cinco anos, o quarto é o mundo todo. É onde ele e a Mamã comem, dormem, brincam e aprendem. Embora Jack não saiba, o sítio onde ele se sente completamente seguro e protegido, aquele quarto é também a prisão onde a mãe tem sido mantida contra a sua vontade. Contada na divertida e comovente voz de Jack, esta é uma história de um amor imenso que sobrevive a circunstâncias aterradoras, e da ligação umbilical que une mãe e filho.
O quarto é um lugar que nunca vai esquecer; o mundo é um sítio que nunca mais olhará da mesma maneira. 

Última aquisição da Biblioteca

Uma história deliciosa sobre a beleza das pequenas coisas Atraída por um anúncio sugestivo, Prudencia Prim chega a San Ireneo de Arnois, um pequeno e encantador lugarejo cujos habitantes decidiram declarar guerra às influências perniciosas do mundo moderno, e é contratada para organizar a biblioteca do homem do cadeirão, uma pessoa inteligente, profunda e culta, mas sem qualquer toque de delicadeza.
Apesar das batalhas dialéticas frequentes com o seu chefe, aos poucos, a bibliotecária vai descobrir o estilo de vida peculiar do local e os segredos dos seus habitantes pouco convencionais. Narrado com humor, brilho e inteligência, O despertar da menina Prim leva-nos numa viagem inesquecível em busca do paraíso perdido, da harmonia e da beleza, e da profundidade escondida nos pequenos prazeres da vida.

Última aquisição da Biblioteca

Antes de Matilda e Eliah, os protagonistas da trilogia Cavalo de Fogo, houve um amor maior nascido no deserto árabe…
Argentina, 1961. Francesca de Gecco é uma jovem de 21 anos, filha de imigrantes italianos. Embora a sua família seja humilde, com a ajuda de um parente rico Francesca recebe uma educação primorosa e inicia uma brilhante carreira de jornalista. No entanto, vítima de uma terrível deceção amorosa, que somente o tempo e a distância podem curar, a jovem jornalista aceita um cargo de secretária na embaixada argentina em Genebra, cidade que será apenas a primeira etapa de uma jornada especial.
A vida é generosa para com o coração
de Francesca e oferece-lhe uma nova oportunidade para o amor: do outro lado do mundo, os palácios mais deslumbrantes do deserto árabe, conhecerá Kamal Al-Saud, um príncipe herdeiro da coroa saudita. Porém, no meio de tantos obstáculos, conseguirá Francesca ultrapassar as diferenças entre ela e Kamal e abraçar a felicidade?

Última aquisição da Biblioteca

O Guia da Autonomia e Flexibilidade Curricular assume-se como um instrumento de trabalho prático para aqueles que pretendem iniciar ou consolidar o exercício de Autonomia e Flexibilidade Curricular, constituindo um ponto de partida para a consciencialização de uma mudança do processo de ensino-aprendizagem-avaliação como resposta aos desafios do século XXI.

Última aquisição da Biblioteca

Esta é uma obra que pretende disponibilizar às professoras e aos professores portugueses um instrumento que lhes permita construir as suas próprias iniciativas e projetos, no âmbito dos desafios educativos para os quais são convocados por via da promulgação do Decreto-Lei n.º 55/2018.
Trata-se de um livro onde se propõe uma reflexão inicial sobre os fundamentos curriculares e pedagógicos do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, em função dos quais se possam compreender alguns dos desafios e exigências relacionados com o processo de operacionalização deste projeto. A segunda parte está mais focalizada em propostas e estratégias de ação, adquirindo uma maior relevância, quer o processo de construção dos DAC, quer a abordagem da Pedagogia do Projeto, das Comunidades de Aprendizagem e da Avaliação (como condição do desenvolvimento de aprendizagens mais significativas), quer as estratégias que possam contribuir para promover e estimular a cooperação docente.