quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Concurso Media@ção 2022 - Participa!!

 

                     Concurso Media@ção 2022

     Visa o uso competente, crítico, responsável e criativo dos media como                     instrumentos de liberdade de informação e de expressão, de cidadania e de bem-    estar individual e social.
     Participa com o teu projeto sob a forma de vídeo, podcast ou técnicas de      animação tais como 2D, 3D ou stop motion;

Ser escritor é cool! Participa...

                         Concurso de Escrita

Lançamento do livro: Navio Mistério - a Nau do Trato

 A fundação Jorge Álvares publicou a obra infantojuvenil Navio Mistério — a Nau do Trato, da autoria de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, com ilustração de Rui Sousa.

Trata-se de uma ficção histórica centrada nas extraordinárias viagens anuais realizadas pelos portugueses entre Macau e o Japão, nos séculos XVI e XVII, a bordo do enorme navio que passou à História com a designação de Nau do Trato ou Navio Negro.

quarta-feira, 29 de setembro de 2021

27 de setembro: Dia Mundial do Turismo | Turismo para um crescimento inclusivo


 

Turismo acessível no Dia Mundial do Turismo

 Dia Mundial do Turismo, o som melodioso da flauta a ecoar na Biblioteca com o talento da aluna Joana Rodrigues, do 3.º G a envolver-nos numa atmosfera bucólica: estava criado o ambiente propício para abordar o turismo, sob o ângulo da inclusão.

Correspondendo ao convite que lhe foi endereçado, a prof.ª Raquel Sofia Ribeiro dirigiu-se aos alunos do 2.º A do Curso Profissional - Técnico de Turismo Ambiental e Rural introduzindo o tema “Turismo para um crescimento inclusivo”, assente no conceito de “Turismo para todos”. Esta vertente do setor preocupa-

se com a acessibilidade dos destinos turísticos como forma de dar resposta à diversidade humana. A palestrante captou a atenção e o interesse dos alunos, despertando-os para as novas demandas e exigências deste setor de atividade, que é eminentemente social e económico. Na sessão foi sublinhado o facto de que “O turismo tem de ser para todos”, numa clara alusão à responsabilidade social do turismo, lembrando que está efetivamente nas mãos de cada um dos operadores e destinos turísticos presentes e futuros. Por fim, foram deixados alguns exemplos de boas práticas, de turismo acessível, que poderão vir a inspirar futuras ações dos nossos alunos da área do turismo. A leitura de alguns textos sobre esta matéria feita por alunos da turma encerrou a sessão.

Em suma, uma sessão verdadeiramente interessante e motivadora, muitíssimo bem acolhida pelos alunos. Um encontro sob o signo da emoção, numa biblioteca há muito ansiosa por receber os alunos em atividades presenciais.