Por ocasião da inauguração da Feira do Livro 2024, a Biblioteca Escolar recebeu o autor cinfanense José Oliveira, numa sessão intimista que abriu com um precioso momento musical protagonizado pela aluna Margarida Soares (2.º F). Os alunos das Turmas 10.º B, C e 2.º A acompanharam o relato de algumas das experiências de vida do autor que o têm inspirado na escrita e mobilizado para a intervenção cívica.
segunda-feira, 16 de dezembro de 2024
O compositor Luís Tinoco vence Prémio Pessoa 2024
quarta-feira, 11 de dezembro de 2024
terça-feira, 10 de dezembro de 2024
O Dia Internacional dos Direitos Humanos | 10 de dezembro de 2024
O Dia Internacional dos Direitos Humanos, em 10 de
dezembro, reforça a importância da igualdade, justiça e dignidade para
todas as pessoas ao redor do mundo.
Aqui estão cinco factos essenciais sobre os direitos humanos que todos deveriam conhecer:
1. Os direitos humanos são universais e inalienáveis.
2. Os direitos humanos são iguais, indivisíveis e interdependentes.
3. A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi um marco global.
4. Os Estados têm obrigações, e os indivíduos têm suporte.
5. Dia dos Direitos Humanos: uma plataforma para ação.
Dia dos Direitos Humanos: Cinco Fatos Essenciais | ONU News. (n.d.). Retrieved from https://news.un.org/pt/story/2024/12/1841866
ONU/Greg Kinch Rascunho da Declaração Universal dos Direitos Humanos
Histórias da Ajudaris 2024
Quem pretende adquirir as novas histórias inspiradas por jovens escritores e simultaneamente ajudar quem mais precisa, já o pode fazer na Biblioteca ou na Sala dos Professores, 4.ª feira, 11 de dezembro, pelas 10:30. Vale 5 estrelas.
Uma das histórias foi escrita por alunos do nossa Escola (pág. 126).
Aproveite a sugestão para prenda de Natal.
Para mais informações sobre o projeto Ajudaris consulte o link, aqui. Trabalho promovido pela Educação Inclusiva/ Biblioteca Escolar
segunda-feira, 9 de dezembro de 2024
Sugestões de leitura para as férias do Natal
A título póstumo, Nuno Júdice vence prémio de literatura Oceanos
O Prémio de Literatura do Brasil, que distingue obras escritas em língua portuguesa, foi atribuído a título póstumo ao português Nuno Júdice, que faleceu em março de 2024 aos 74 anos. Em causa o livro Uma colheita de silêncios.
terça-feira, 3 de dezembro de 2024
Natal 2024, na biblioteca
numa gruta, no bojo de um navio,
num presépio, num prédio, num presídio,
no prédio que amanhã for demolido…
Entremos, inseguros, mas entremos.
Entremos, e depressa, em qualquer sítio,
porque esta noite chama-se dezembro,
porque sofremos, porque temos frio.
Entremos, dois a dois: somos duzentos,
duzentos mil, doze milhões de nada.
Procuremos o rastro de uma casa,
a cave, a gruta, o sulco de uma nave…
Entremos, despojados, mas entremos.
Das mãos dadas talvez o fogo nasça,
talvez seja Natal e não dezembro,
talvez universal a consoada.
segunda-feira, 25 de novembro de 2024
sexta-feira, 22 de novembro de 2024
“O Leitor de Dicionários”, de Acácio Pinto, na Biblioteca Municipal | 22 de novembro de 2024
Aconteceu no Auditório da Biblioteca Municipal de Cinfães a apresentação do livro O Leitor de Dicionários, de Acácio Pinto, à qual compareceram as Turmas 2.º A e B. Este romance, que foi Prémio Literário Cónego Albano Martins de Sousa 2024, é “uma homenagem ao território do distrito de Viseu”, dando ênfase “à beleza incontornável da Serra de Montemuro” e à aldeia da Gralheira, pela qual é um “apaixonado”. A sessão, presidida pelo Presidente da Câmara de Cinfães, foi abrilhantada por duas alunas da Academia d’Artes de Cinfães.
Webinar “Sobras não são lixo” | 21 de novembro de 2024
A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, celebrada anualmente, é uma iniciativa que envolve milhares de ações em toda a Europa, destacando a necessidade urgente de repensar a forma como produzimos e descartamos materiais. A edição de 2024 procurou enfatizar que reduzir a geração de resíduos é o passo mais eficaz para minimizar impactos ambientais e preservar os recursos naturais.
Nesse sentido, numa articulação entre a Biblioteca Escolar Padre Armindo e o Clube do Ambiente da nossa escola, participamos no "webinar" que foi transmitido ao vivo no dia 22 de novembro, pelas 15:00h, na sala 15 da nossa escola.
Como alunos do 2.º ano do Curso Profissional de Instalações Elétricas e como cidadãos responsáveis, preocupados e empenhados em contribuir para um Planeta mais sustentável, interiorizamos a necessidade urgente de repensar a forma como produzimos e descartamos materiais, participando de forma interativa e construtiva no evento.
As entidades promotoras desta iniciativa estão de parabéns, não só por nos proporcionarem momentos como este, que nos permitem refletir sobre o futuro da nossa casa comum, mas também por nos motivarem para uma cidadania mais participativa.
Alunos do 2.º D
quarta-feira, 20 de novembro de 2024
Francisco Mota Saraiva vence Prémio Literário José Saramago 2024
Morramos ao menos no porto é o nome da obra premiada, que será lançada em 2025. Aqui onde canto e ardo foi o seu primeiro romance, vencedor do Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís 2023 e publicado em setembro deste ano.
segunda-feira, 18 de novembro de 2024
IA Generativa na aprendizagem
quinta-feira, 14 de novembro de 2024
Erasmusday: Encontro com a Associação Juvenil Casa d´Abóbora | 14 de novembro de 2024
No dia 14 de novembro, durante a aula de Português, a Biblioteca Escolar organizou uma atividade para os alunos, nomeadamente as turmas do 1º ano do ensino profissional.
Assim, tivemos o prazer de participar na atividade “Casa d’Abóbora”, que está localizada em Ferreiros de Tendais.
Foi-nos proporcionada uma nova e interessante abordagem sobre a educação internacional e as diversas atividades culturais. A palestra realçou a vontade de viajar e, assim, tornar possível usufruir do programa Erasmus+, que trouxe uma oportunidade única de intercâmbio de experiências entre culturas peculiares.
Entre as atividades mais marcantes realçaram-se os eventos lúdicos, variando por taxa etária. A partilha foi feita com ênfase em elementos ligados à cultura popular. Foi uma oportunidade significativa, ampliando o nosso horizonte e enriquecimento da nossa visão do mundo.
Entendemos, deste modo, que Cinfães é lindo pela sua origem, e transmite inúmeras perspetivas.
1.º A e B