quinta-feira, 11 de dezembro de 2025

Prémio Pessoa 2025 - Lídia Jorge


Lídia Jorge venceu hoje a 39.ª edição do Prémio Pessoa 2025, sendo a sétima mulher e a primeira romancista, a alcançar este galardão. 

«É uma conquista do rosto das mulheres. Júri destaca a amplitude temática da sua obra e a intervenção cívica que tem marcado o debate democrático.»   Público


«Lídia Jorge é uma escritora portuguesa do período pós-Revolução, autora de romances, contos, ensaios, poesia e crónica. Lídia Jorge nasceu no Algarve, em Boliqueime, concelho de Loulé, numa família de agricultores e de emigrantes.»   Wikipédia

Na nossa biblioteca


Lídia Jorge | Reescrever a História, de Jorge Borges

quarta-feira, 10 de dezembro de 2025

Pensar os Direitos Humanos e o voluntariado com Maria João Montenegro | 10 de dezembro de 2025

Hoje recebemos na biblioteca Maria João Montenegro, que partilhou com os alunos a sua experiência de voluntariado na comunidade Del Indío, no Peru. Entre desafios, aprendizagens e histórias de forte espírito comunitário, deixou uma mensagem clara: valorizar o que temos, não subestimar o que a escola oferece.  

Um testemunho inspirador que a todos tocou e nos lembrou que somos lugares muito pequenos e que temos muito a aprender quando estamos disponíveis para o outro. 

terça-feira, 9 de dezembro de 2025

Abertura da feira do Livro | 9 de dezembro de 2025


 Vem aí a Feira do Livro! 

               De 9 a 16 de dezembrovem descobrir novos mundos na Feira do Livro. 📚📗 

quinta-feira, 27 de novembro de 2025

A Biblioteca Escolar teve o grato prazer de receber Sabrina Saraiva, jovem produtora de gado com raízes na Gralheira, recentemente distinguida com o Prémio Jovem Empresário Rural. Com notável eloquência, Sabrina partilhou um testemunho inspirador perante uma plateia que rapidamente se deixou conquistar pelo seu entusiasmo, resiliência, determinação e espírito empreendedor — marcas de quem teve a coragem de apostar no mundo rural e honrar as suas origens. 

Numa semana dedicada à Ciência e Tecnologia, Sabrina destacou ainda as múltiplas implicações científicas na agricultura e na pecuária contemporâneas. Para concluir, deixou aos alunos conselhos valiosos: aproveitar plenamente as oportunidades que a escola oferece — incluindo no domínio das línguas — e não ter medo de fazer muitas coisas.