segunda-feira, 30 de junho de 2025

segunda-feira, 23 de junho de 2025

Afonso Cruz - Grande Prémio de Literatura de Viagens Maria Ondina Braga

 O escritor Afonso Cruz é o vencedor da 8.ª edição do Grande Prémio de Literatura de Viagens Maria Ondina Braga, com a obra O que a chama iluminou.

«A partir de uma viagem atribulada ao Chile, Afonso Cruz escreve sobre a eminência do fim, pessoal (também o seu) e coletivo, daí resultando esta novela ensaio, reflexão terna e desapiedada sobre o fim das coisas... Mas, numa nota de esperança e como uma vela na escuridão, Afonso Cruz lembra-nos, parafraseando Saint-Exupéry, que não é a cera que fica, mas o que a chama iluminou.»
                                                                                                                                                   Wook

sexta-feira, 20 de junho de 2025

Manuel Alegre - Grande Prémio de Literatura Biográfica da Associação Portuguesa de Escritores (APE)

«Memórias Minhas é um deslumbrante caminhar por dias e lugares que se cruzam com tempos únicos da nossa história contemporânea. Uma vida – uma geração – a rebeldia, a resistência, a guerra, a cadeia, o exílio, a Voz da Liberdade, a festa dos verdes anos, amores e desamores. E ainda, desde o luminoso 25 de Abril que mudou o destino, os combates longos, duros, conflituantes, que esculpiram a identidade da democracia constitucional. E o depois, nas curvas e contracurvas...»

segunda-feira, 9 de junho de 2025

10 de junho: Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas 2025

 


"Amor a Portugal", Dulce Pontes
 Os dados mais recentes dizem que a comunidade portuguesa espalhada pelo mundo conta já com 5.315.824 pessoas. Os principais países de destino são o Luxemburgo, Reino Unido, Espanha, Suíça, França, Alemanha, Países Baixos, Moçambique, Angola, Brasil e Estados Unidos da América (EUA).

terça-feira, 27 de maio de 2025

Final nacional do Concurso de Palavras Cruzadas (Auditório Municipal de Cinfães) | 27 de maio de 2025


Já na segunda edição, o Concurso de Palavras cruzadas é uma iniciativa dos professores bibliotecários de Douro, Tâmega e Sousa e do cruciverbalista Paulo Freixinho, com o apoio da Rede de Bibliotecas Escolares. Este ano, houve mais alunos a abraçarem o desafio com afinco e entusiasmo. Constituído por duas fases eliminatórias (escolares) e uma final nacional, este concurso registou muito maior adesão, com participantes distribuídos pela biblioteca e pela sala de aula, na primeira eliminatória, com transmissão à distância em modo síncrono. A última - a final nacional - com a participação da nossa finalista Nina Teixeira, decorreu a 27 de maio, em formato presencial, no nosso concelho, eleito pela organização como anfitrião em 2025. Uma vez mais, a Nina teve um ótimo desempenho, tendo ficado em segundo lugar na categoria do Ensino Secundário. Muitos parabéns, Nina!
Nina Teixeira com o cruciverbalista Paulo Freixinho.

quarta-feira, 21 de maio de 2025

Dia do Autor Português | 22 de maio de 2025

Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) celebra o seu 100.º aniversário100 anos de defesa dos direitos dos autores, de promoção da criação e de dedicação à cultura portuguesa. Parabéns!

A Biblioteca Padre Armindo associa-se à celebração gerando uma música com a plataforma de Inteligência Artificial SUNO AI: "Génios de Portugal". Experimenta ouvi-la!

Chá com Poesia: apresentação dos poemas dos participantes do Concurso de Poesia "Palavras e(m) nós" | 20 de maio de 2025

 

No dia 20 de maio, como forma de homenagear alunos, professores, funcionárias e encarregados de educação que participaram no Concurso “Palavras e(m) nós”, a Biblioteca e o Grupo de Português organizaram o “Primeiro Chá com Poesia”.
Numa Biblioteca “vestida a rigor”, os “poetas” da nossa Escola partilharam os seus poemas com muita emoção e sensibilidade.
Em cada mesa, para além do chá e dos bolinhos, havia um presente para cada convidado: os poemas elaborados pelos participantes no Concurso “Palavras e(m) nós”.
Mas, também os “convidados” foram desafiados a executar uma tarefa: receberam um pequeno postal onde teriam de completar as frases” O Poeta é…” ou “A Poesia é…”.
Este momento tão inspirador, imaginativo e descontraído antecedeu a abertura do bolo com o logótipo deste “Chá Com Poesia”. No final, todos os presentes já sugeriam a dinamização de um “Segundo Chá com Poesia”.