terça-feira, 27 de maio de 2025

Final nacional do Concurso de Palavras Cruzadas (Auditório Municipal de Cinfães) | 27 de maio de 2025


Já na segunda edição, o Concurso de Palavras cruzadas é uma iniciativa dos professores bibliotecários de Douro, Tâmega e Sousa e do cruciverbalista Paulo Freixinho, com o apoio da Rede de Bibliotecas Escolares. Este ano, houve mais alunos a abraçarem o desafio com afinco e entusiasmo. Constituído por duas fases eliminatórias (escolares) e uma final nacional, este concurso registou muito maior adesão, com participantes distribuídos pela biblioteca e pela sala de aula, na primeira eliminatória, com transmissão à distância em modo síncrono. A última - a final nacional - com a participação da nossa finalista Nina Teixeira, decorreu a 27 de maio, em formato presencial, no nosso concelho, eleito pela organização como anfitrião em 2025. Uma vez mais, a Nina teve um ótimo desempenho, tendo ficado em segundo lugar na categoria do Ensino Secundário. Muitos parabéns, Nina!
Nina Teixeira com o cruciverbalista Paulo Freixinho.

quarta-feira, 21 de maio de 2025

Dia do Autor Português | 22 de maio de 2025

Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) celebra o seu 100.º aniversário100 anos de defesa dos direitos dos autores, de promoção da criação e de dedicação à cultura portuguesa. Parabéns!

A Biblioteca Padre Armindo associa-se à celebração gerando uma música com a plataforma de Inteligência Artificial SUNO AI: "Génios de Portugal". Experimenta ouvi-la!

Chá com Poesia: apresentação dos poemas dos participantes do Concurso de Poesia "Palavras e(m) nós" | 20 de maio de 2025

 

No dia 20 de maio, como forma de homenagear alunos, professores, funcionárias e encarregados de educação que participaram no Concurso “Palavras e(m) nós”, a Biblioteca e o Grupo de Português organizaram o “Primeiro Chá com Poesia”.
Numa Biblioteca “vestida a rigor”, os “poetas” da nossa Escola partilharam os seus poemas com muita emoção e sensibilidade.
Em cada mesa, para além do chá e dos bolinhos, havia um presente para cada convidado: os poemas elaborados pelos participantes no Concurso “Palavras e(m) nós”.
Mas, também os “convidados” foram desafiados a executar uma tarefa: receberam um pequeno postal onde teriam de completar as frases” O Poeta é…” ou “A Poesia é…”.
Este momento tão inspirador, imaginativo e descontraído antecedeu a abertura do bolo com o logótipo deste “Chá Com Poesia”. No final, todos os presentes já sugeriam a dinamização de um “Segundo Chá com Poesia”. 

terça-feira, 20 de maio de 2025

Concurso “Leituras no Douro, Tâmega e Sousa - Baião (Momento Intermunicipal - Secundário) | 20 de maio de 2025

 As nossas alunas Catarina Pontinha e Nina Teixeira, representaram a nossa escola e o município de Cinfães na fase Intermunicipal, no dia 20 de maio, no Município de Baião. A aluna Nina Teixeira ficou entre os cinco alunos mais bem classificados, do ensino secundário, passando à prova oral onde foi apresentado um objeto que serviu de mote para a elaboração de uma excelente história original. Muitos parabéns pela vossa participação!


Resultados nacionais, do Ensino Secundário, da edição deste ano de Miúdos a Votos

 E os livros mais fixes são...

Os resultados nacionais, do Ensino Secundário, da edição deste ano de Miúdos a Votos:
1. Isto acaba aqui, Colleen Hoover
2. Harry Potter e a pedra filosofal, J. K. Rowling
3. A culpa é das estrelas, John Green.

quinta-feira, 15 de maio de 2025

Encontro com a Associação Casa d' Abóbora | 14 de maio de 2025

Sítio da Associação Casa d' Abóbora

«No passado dia 14 de maio, os alunos do 12.º ano tiveram a oportunidade de participar numa sessão muito especial, dinamizada por uma representante da Casa d’Abóbora, uma associação juvenil sediada em Aldeia, Ferreiros de Tendais. 
Esta associação, profundamente enraizada na ruralidade e na tradição local, tem como missão revitalizar a vida comunitária, promover a cultura da região e proporcionar oportunidades de crescimento pessoal e social aos jovens. 
A apresentação destacou o carácter orgânico e acolhedor da associação, que desenvolve atividades que vão desde workshops tradicionais, como cestaria, até passeios culturais pela zona rural, resgatando saberes antigos e aproximando os jovens da realidade que muitas vezes lhes passa despercebida. 
Um dos pontos mais cativantes da sessão foi a abordagem ao tema do voluntariado e dos programas Erasmus+. A Casa d’Abóbora, enquanto organização colaboradora, tem o privilégio de poder indicar alguns jovens para participarem em formações internacionais, em diferentes países e sobre temas variados – desde a sustentabilidade até à inclusão social. 
A presença desta associação na escola foi particularmente importante, pois apesar de estes projetos representarem oportunidades incríveis para o nosso crescimento pessoal e profissional, nem sempre têm a devida visibilidade. Muitas vezes, por falta de divulgação ou de conhecimento, os jovens acabam por não aproveitar estas experiências transformadoras.» 

M.ª Leonor Major, 12.º A