
Vem visitar a exposição de Halloween, onde a imaginação e a leitura se unem num ambiente mágico.
Explora a nossa seleção de livros e filmes e celebra o prazer da leitura com um toque de mistério!!
Visita-nos!

Vem visitar a exposição de Halloween, onde a imaginação e a leitura se unem num ambiente mágico.
Explora a nossa seleção de livros e filmes e celebra o prazer da leitura com um toque de mistério!!
Visita-nos!
Erasmus Day 2025 foi ocasião para celebrar as experiências incríveis que o programa Erasmus+ nos proporciona e fruir de um excelente momento musical pela Turma 3.º F, num medley da ópera “Carmen”, de Bizet.
A associação Casa d’Abóbora desenvolve a sua ação nas áreas da cultura, património, educação, sustentabilidade, associativismo e projetos europeus, tal como Erasmus+ e o Corpo Europeu de Solidariedade. Na biblioteca, a Associação organizou duas interessantes sessões durante as quais deu a conhecer aos alunos os projetos da associação cofinanciados pela União Europeia, solicitou a participação dos alunos com sugestões de ideias para desenvolver a região e respondeu às suas dúvidas.

A convite da Câmara Municipal de Cinfães, a autora Maria Castro visitou a nossa escola onde apresentou o seu primeiro livro Reumanizar em duas sessões dirigidas às Turmas..., que acolheram com agrado e que com a autora interagiram. Registamos com agrado a leitura expressiva de dois alunos, sendo um ucraniano.
O livro, editado pela Cordel D’ Prata, relata a história de coragem, dor e esperança, de Aisha, uma jovem síria de treze anos, vítima da injustiça da guerra e da violência que a rodeia. O livro convida à reflexão sobre o que significa crescer, sobre a fragilidade da infância e sobre a urgência de reumanizar um mundo que tantas vezes desumaniza.
No final, Maria Castro ofertou dois exemplares à biblioteca que, segundo a autora, “prometem uma leitura comovente, dura e necessária.”
Dia 20 de outubro foi dia de "A Europa [foi] à escola" para as turmas do 10.º ano dos CCH e do 1.º ano dos Cursos Profissionais, distribuídas por duas sessões, conduzidas pelo Professor Jorge Oliveira, do Centro de Informação Europe Direct do Tâmega, Sousa e Alto Tâmega. As palestras, enriquecidas com apresentações, animaram o debate e promoveram a reflexão sobre a União Europeia e as suas políticas. «Duas sessões cheias de inspiração sobre mobilidades Erasmus, DiscoverEU, Corpo Europeu de Solidariedade, carreiras nas instituições da União Europeia e uma viagem pela História da União Europeia, para compreender melhor o caminho percorrido até à Europa de hoje. A iniciativa integra as celebrações #TimeToMove e #ErasmusDays, desafiando os jovens a descobrir novas oportunidades de aprendizagem, crescimento pessoal e desenvolvimento profissional além-fronteiras.» Evento promovido pelo Europe Direct Tâmega, Sousa e Alto Tâmega e pela Eurodesk.
Ler Camões depois de Camões à luz de outras leituras, de outra natureza, foi o que nos propôs o Professor Carlos Reis apoiando-se em representações que, do século XIX em diante, reconfiguraram o poeta como personagem, na literatura, na pintura, na estatuária, no folclore, etc. Um webinar verdadeiramente interessante e apelativo, a que assistiram diversas turmas, distribuídas pelas salas de aula e pela biblioteca.
"O Dia Mundial da Alimentação tem como tema “De mãos dadas por melhores alimentos e um futuro melhor”, sendo assinalado em paralelo com o 80.º aniversário da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). A temática proposta para este ano convida a uma reflexão sobre o papel de individual e coletivo de cada um, não só para uma alimentação mais sustentável, como também para o direito à alimentação. A importância da abordagem da alimentação saudável de uma forma holística, não só sob a dimensão da saúde, mas também dos direitos humanos ou do desenvolvimento sustentável está consagrada na Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC).”