terça-feira, 31 de maio de 2022

Vem sentar-te comigo, Lídia, à beira do rio

 

Vem sentar-te comigo, Lídia, à beira do rio foi o nome dado a uma pequena peça de teatro que a turma do 10.º D redigiu, encenou e apresentou, no âmbito de uma atividade interdisciplinar que envolveu as disciplinas de Português e de Espanhol.

A representação da peça, que também envolveu declamação de poesia, aconteceu no dia 10 de março, na Biblioteca da Escola, no âmbito da Semana da Leitura. Em cena estiveram personagens do romance O Ano da Morte de Ricardo Reis, do nosso Nobel da literatura, José Saramago.

A ação decorre essencialmente no Hotel Bragança, em Lisboa, em 1935 e 1936, depois de Ricardo Reis, heterónimo de Fernando Pessoa, ter regressado do Brasil, onde viveu, exilado, durante dezasseis anos. Em cena, não faltaram, por isso, personagens como o próprio Ricardo Reis, interpretado por Francisco Moura; Salvador, o gerente do hotel, interpretado por Ivo Cardoso, nem Lídia, criada de hotel, interpretada por Leandra Cardoso. A declamação de poesia esteve a cargo do Pedro Urbano. Também os hóspedes espanhóis, exilados no nosso país devido à guerra civil que grassava em Espanha, estiveram presentes. E que presença! Que o digam Salvador e a Lídia que, ora atendendo o telefone ora satisfazendo os seus exigentes pedidos, não tinham mãos a medir.

A atividade, a que assistiram professores, alunos e funcionários, terminou com um  delicioso lanche preparado pela Turma, na sala de jantar do Hotel Bragança.

A todos quantos participaram e colaboraram na atividade, nossos agradecimentos.


       

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.