quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

“Terra Queimada”, no Auditório Municipal de Cinfães


 “A rir se castigam os costumes”, diz o ditado. No Auditório Municipal de Cinfãesa Associação Cultural Astro Fingido divertiu e fez pensar no perigo dos comportamentos negligentes no fenómeno dos fogos florestais. Assunto este da maior importância para a nossa região, afinal, Cinfães é um território naturalmente vulnerável a incêndios que, segundo dados revelados pela campanha Portugal Chama, 50 por cento são resultado de fogueiras, queimas e queimadas mal realizadas, com 85 por cento deles a começar a menos de 500 metros de uma estrada ou de áreas habitadas ou cultivadas.  

Tudo a postos: auditório lotado com alunos das Turmas do 10.º D/E/F e 1.º A,B,C, os seus professores e a Equipa da Biblioteca Escolar; em palco várias linguagens: teatro, dança, formas animadas e música a convergiram num espetáculo divertido para falar de coisas sérias. Uma por uma, desfilam as personagens: a Nandinha a costureira, a emigrante Arlete Mónica, ao JJ das queimadas. Três personagens que relatam as suas ações negligentes que conduziram ao desastre: uma mera queima de lixo doméstico, a limpeza de terrenos, o enxotar de pragas e zás: o pior aconteceu. Por último, o cão, Lord, simboliza as vítimas de quatro patas que sucumbem às ignições imponderadas, sublinhando a responsabilidade individual do cidadão, na prevenção dos incêndios. 

A grande recetividade dos alunos à iniciativa faz-nos crer que a mensagem passou e que passará para as famílias destes alunos e comunidade. Sem dúvida, uma ação excelente! 




Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.