No dia 21 de março comemora-se o Dia Mundial da Poesia, o Dia Mundial da Árvore e o Dia Mundial da Floresta. No dia 22 de março o Dia Mundial da Água. Aproveitando o impulso de renovação da Primavera, associámo-nos a estas efemérides.
Nossa Senhora do Castelo, em Nespereira, um local paradisíaco, que serve também como observatório da Natureza, foi o local escolhido para plantarmos um carvalho, símbolo da resistência e da sabedoria, e ouvimos as sábias palavras do senhor vereador responsável pelo pelouro da Proteção Civil e Segurança, Carlos Cardoso. Ficámos a conhecer a enorme importância das faixas de gestão ambiental, como uma resposta estrutural na prevenção e combate de incêndios rurais graves num contexto de alterações climáticas e com impacto duradouro ao nível da sustentabilidade.
Já na Escola plantámos mais uma árvore, desta vez um amieiro, junto à entrada do portão principal, e porque a poesia também evoca a relação do Homem com a Natureza, sugerindo ambientes e paisagens e alteração dos estados de alma, foi lido um belíssimo texto do poeta telúrico, Miguel Torga, na voz da Margarida, aluna do Curso profissional Instrumentista de Sopro e Percussão.
Dois momentos repletos de enorme significado que ficarão, certamente,bem guardados nas nossas memórias.
Bem-hajam!
Alunas do 1.º ano do Curso Profissional Técnico/a de Comunicação e Serviço Digital.
António Portocarrero, professor de Área de Integração.
Equipa da Biblioteca Escolar
BucólicaA vida é feita de nadas:De grandes serras paradasà espera de movimento;De searas onduladas pelo vento;De casas de moradiaCaídas e com sinaisDe ninhos que outrora haviaNos beirais;De poeira;De sombra de uma figueira;De ver esta maravilha:Meu Pai erguer uma videiraComo uma mãe que faz a trança à filha.
Miguel Torga - Diário, 1941
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.